Os 10 erros mais comuns em segurança na logística

Nas atividades da logística e da movimentação de mercadorias, ocorrem mais de 50.000 acidentes por ano. Embora este número tenha sido reduzido nos últimos anos, há ainda muito trabalho a ser feito em termos de segurança preventiva. No entanto, em muitos casos, estes acidentes podem ser evitados de forma fácil e simples.

Uma má prática pode resultar em grandes custos para a empresa, não só económicos (custos de reparação/substituição de maquinaria, bens danificados, reparação de instalações, baixa por doença do pessoal, possíveis reclamações, multas ou penalizações resultantes de inspeções, encerramento da atividade, recuperação da produção perdida ou tempo gasto pelas chefias na análise e resolução destes acidentes), mas também custos humanos (ferimentos ou, no pior dos casos, acidentes mortais).

Por outro lado, após um acidente, a taxa de produção sofre uma queda à medida que os empregados perdem a confiança na empresa ao pensarem que pode voltar a acontecer se não se tomarem medidas preventivas para os evitar.