INOVERGO https://www.inovergo.pt Formação de Operadores de Máquinas Fri, 28 Jul 2023 19:18:07 +0000 pt-PT hourly 1 https://mlqpjst11kex.i.optimole.com/cb:ZWfm.438b7/w:32/h:32/q:mauto/f:best/https://www.inovergo.pt/wp-content/uploads/2017/01/cropped-FaviconInovergo.png INOVERGO https://www.inovergo.pt 32 32 Os 10 erros mais comuns em segurança na logística https://www.inovergo.pt/os-10-erros-mais-comuns-em-seguranca-na-logistica/ Fri, 28 Jul 2023 18:33:16 +0000 https://www.inovergo.pt/?p=7546 Nas atividades da logística e da movimentação de mercadorias, ocorrem mais de 50.000 acidentes por ano. Embora este número tenha sido reduzido nos últimos anos, há ainda muito trabalho a ser feito em termos de segurança preventiva. No entanto, em muitos casos, estes acidentes podem ser evitados de forma fácil e simples.

Uma má prática pode resultar em grandes custos para a empresa, não só económicos (custos de reparação/substituição de maquinaria, bens danificados, reparação de instalações, baixa por doença do pessoal, possíveis reclamações, multas ou penalizações resultantes de inspeções, encerramento da atividade, recuperação da produção perdida ou tempo gasto pelas chefias na análise e resolução destes acidentes), mas também custos humanos (ferimentos ou, no pior dos casos, acidentes mortais).

Por outro lado, após um acidente, a taxa de produção sofre uma queda à medida que os empregados perdem a confiança na empresa ao pensarem que pode voltar a acontecer se não se tomarem medidas preventivas para os evitar.

]]>
Manobras Seguras https://www.inovergo.pt/inovergo-na-security-magazine/ Fri, 28 Jul 2023 14:23:54 +0000 https://www.inovergo.pt/?p=7523 Os operadores de equipamentos de movimentação de cargas, nomeadamente empilhadores, e todas as pessoas que trabalham nas proximidades das operações com estes equipamentos correm o risco de sofrer colisões, quedas, capotamentos ou atropelamentos, entre outros.

No interior de um armazém, zona dedicada à logística ou centro de logística e distribuição a agitação é uma constante, dividindo-se entre actividades de carga e descarga de mercadorias de veículos nos cais de embarque, preparação de pedidos e armazenagem em altura em estanterias com vários metros dispostas ao longo de armazéns com várias centenas de metros quadrados.

Leia este e outros artigos interessantes sobre a segurança na utilização de equipamentos automotores na edição especial da revista Security Magazine de março/abril de 2023., com a participação da Inovergo.

Clique nas setas da imagem para a folhear.

]]>
Apresentaram-me um certificado SafeMOV. Como verifico se é genuíno? https://www.inovergo.pt/certificadogenuino/ Wed, 12 Jul 2023 17:22:38 +0000 https://www.inovergo.pt/?p=7381 Já aconteceu alguns dos nossos certificados serem falsificados, copiados ou alterados. A adulteração mais comum é a mudança da identificação do titular ou a alteração da data de emissão. Para verificar se um certificado SafeMOV é genuíno e não foi alterado basta inserir o seu número, que pode encontrar nas posições indicadas nas imagens abaixo,...]]>

Já aconteceu alguns dos nossos certificados serem falsificados, copiados ou alterados.

A adulteração mais comum é a mudança da identificação do titular ou a alteração da data de emissão.

Para verificar se um certificado SafeMOV é genuíno e não foi alterado basta inserir o seu número, que pode encontrar nas posições indicadas nas imagens abaixo, nesta página de validação e confirmar que o nome do titular, a data de emissão e os equipamentos a que respeita correspondem ao que está no certificado impresso.

Caso continue a haver dúvidas ou haja alguma discrepância, agradecemos que nos contactem de imediato para verificarmos melhor o que se passa.



]]>
Quando é que um operador deve inspecionar o empilhador? https://www.inovergo.pt/verificacaoprevia/ Tue, 14 Mar 2017 18:40:30 +0000 http://inovergo.pt/?p=6467

O operador de empilhador deve fazer uma inspeção detalhada no início do turno e ir fazendo vistorias simples à volta da máquina ao longo do dia.
Em que consiste essa inspeção?
Primeiro deve fazer uma simples inspeção visual para verificar:
  1. Estado geral da máquina e sua limpeza
  2. Estado do pavimento onde vai circular e a existência de alguma obstrução nessa área
  3. Existência de limitações de altura, por exemplo iluminação mais baixa ou portões;
  4. Níveis de óleo, combustível, radiador, etc.;
  5. Carga da bateria, cabos protegidos, tampões colocados, níveis de electrólito, bateria bem presa;
  6. Porcas ou parafusos soltos ou em falta;
  7. Correntes e tubos hidráulicos em bom estado;
  8. Estado de rodas e pneus;
  9. Garfos direitos, sem fendas nem desgastes. Freios de posicionamento bem colocados.
  10. Existência de manchas de fluidos no chão ou na máquina.
Depois, antes de começar o trabalho, fazer um teste operacional onde vai verificar se:
  1. A buzina trabalha e é audível no ambiente de trabalho?
  2. O avisador sonoro de marcha atrás e o “pirilampo” funcionam?
  3. A direcção tem folgas?
  4. O travão de estacionamento funciona?
  5. O travão de serviço (pé) tem pressão e é eficaz?
  6. Testar elevação de garfos e inclinação de mastro.
  7. O botão de paragem de emergência funciona?
Se notar algum problema deve comunicá-lo ao supervisor e assinalá-lo na Ficha de Verificação Prévia.
Com uma Ficha de Verificação Prévia preenchida, assinada pelo operador e confirmada pelo supervisor, tanto eles como o dono da máquina, evitam que se conclua ter havido negligência ao colocar aquele equipamento em serviço no seguimento alguma investigação de apuramento de responsabilidades  na eventualidade de acontecer algum incidente, se tiver que se fazer
Para obter modelo de FICHA de VERIFICAÇÃO PRÉVIA basta preencher o formulário seguinte:

[contact-form-7]

]]>
Calendário de cursos nas nossas instalações https://www.inovergo.pt/proximos-cursos/ Wed, 22 Feb 2017 11:18:56 +0000 http://inovergo.pt/?p=6418 As inscrições para os cursos estão sempre abertas.

Habitualmente realizamos todas as semanas 1 ou 2 cursos para Empilhador Frontal e Plataforma Elevatória.

Para os outros equipamentos realizamos pelo menos 1 curso para cada máquina em cada quinze dias.

Caso esteja interessado(a) em algum curso agradecemos que nos contacte para que lhe possamos dar a informação mais atual sobre as datas para as quais ainda existem vagas.

Pode fazê-lo telefonicamente pelos 217 941 397 ou 933 698 707 (vodafone) ou através deste formulário.

]]>
O CAP de Manobrador é obrigatório para exercer a profissão? https://www.inovergo.pt/cap/ Sat, 13 Feb 2016 16:29:51 +0000 http://roundone.cmsmasters.net/?p=525 Não! Nunca foi obrigatório e agora o CAP já nem existe! Nem mesmo quando ainda estava em vigor a Portaria 58/2005, a qual estabelecia as normas relativas às condições de emissão desses certificados de aptidão profissional (CAP), uma vez que nela se afirmava que: “A certificação profissional que se preconiza no presente diploma assumirá um carácter...]]>

Não! Nunca foi obrigatório e agora o CAP já nem existe!

Nem mesmo quando ainda estava em vigor a Portaria 58/2005, a qual estabelecia as normas relativas às condições de emissão desses certificados de aptidão profissional (CAP), uma vez que nela se afirmava que:
“A certificação profissional que se preconiza no presente diploma assumirá um carácter de não obrigatoriedade, pelo que deve ser perspectivada como garante da qualidade profissional dos trabalhadores certificados ao introduzir mecanismos que permitem a comprovação da certificação de aptidão profissional para o exercício de um determinada profissão.”
Entretanto essa portaria foi revogada pela alínea m) do nº 2 do art.º 21º do Dec. Lei 92/2011 de 27 de Julho, pelo que os ditos CAP já nem existem e por isso não podem ser exigidos, como por vezes ainda se encontra erradamente em alguns anúncios de emprego.
]]>
Aprendo a usar uma máquina num curso de 8 horas? https://www.inovergo.pt/tempocursos/ Sat, 13 Feb 2016 15:51:30 +0000 http://suntechinfoservices.co.in/inovergo/?p=1 A finalidade destes cursos é garantir que as pessoas sabem usar os equipamentos em segurança e que os empregadores as podem autorizar a usar essa máquina. A lei (Dec. Lei 50/2005) obriga os empregadores a só autorizarem pessoas com formação a utilizar os equipamentos automotores. A “experiência” do operador só acontece se ele usar o...]]>

Treino Empilhador Frontal

Exercícios práticos com empilhador frontal

A finalidade destes cursos é garantir que as pessoas sabem usar os equipamentos em segurança e que os empregadores as podem autorizar a usar essa máquina. A lei (Dec. Lei 50/2005) obriga os empregadores a só autorizarem pessoas com formação a utilizar os equipamentos automotores.
A “experiência” do operador só acontece se ele usar o equipamento e para isso ele tem que ser autorizado pelo dono da máquina a usá-lo. Teoricamente quem não tem formação não pode ter “experiência”.
Sabemos que, por enquanto, na prática ainda acontece o contrário: primeiro trabalha-se com a máquina e depois é que se vai “tirar o certificado” porque há uma inspecção, ou houve um acidente ou outra empresa para quem se trabalha o exige.
Atualmente os nossos cursos para pessoas individuais são de 8 horas mas têm no máximo 4 pessoas. Por vezes só temos uma ou duas pessoas no curso. É uma manhã de teoria e uma tarde de prática.
Não adianta ter cursos de 24, 40 ou mais horas para 20 pessoas obrigando-as a deslocarem-se vários dias para estarem sentadas a ouvir outra pessoa a falar e quase não praticarem nada porque só há uma máquina (quando há…) para 20 pessoas.
Quem não tem experiência não vai sair de nenhum curso com ela. Mas vai conhecer as regras de segurança e só vai obter o certificado quando demonstrar na teoria e na prática que sabe usar a máquina de forma adequada e que sabe o que pode e não pode fazer.
A “experiência” só a deverá adquirir depois de ser autorizado por um empregador a usar a máquina. E o empregador só deve autorizar se verificar que a pessoa teve formação, entre outros requisitos. A formação é sempre o primeiro passo para depois obter “experiência”.
Atualmente existem pessoas com muita experiência mas que não tiveram formação porque quando começaram a trabalhar não existia esta obrigação legal e as coisas faziam-se com o “saber de experiência feito”.
Primeiro experimentava-se e depois ia-se aprendendo enquanto a experiência fosse correndo bem. Muitas vezes dava certo mas também algumas vezes as coisas corriam mal por ignorância dos princípios básicos.
Agora, com a formação prévia, o que dantes corria bem continuará a correr bem mas reduzem-se ou eliminam-se as situações que dantes corriam mal.
]]>
Os certificados são válidos em qualquer país da Europa? https://www.inovergo.pt/validadecertificados/ Sat, 13 Feb 2016 15:33:06 +0000 http://roundone.cmsmasters.net/?p=527 A resposta correta é… depende. Não existe nenhum certificado válido em toda a Europa tal como também nenhum certificado Europeu é automaticamente válido em Portugal. Embora todos os países da UE cumpram a Directiva Equipamentos de Trabalho (2009/104/CE de 16 de Setembro) relativa às prescrições mínimas de segurança e de saúde para a utilização pelos...]]>
A resposta correta é… depende.
Não existe nenhum certificado válido em toda a Europa tal como também nenhum certificado Europeu é automaticamente válido em Portugal.
Embora todos os países da UE cumpram a Directiva Equipamentos de Trabalho (2009/104/CE de 16 de Setembro) relativa às prescrições mínimas de segurança e de saúde para a utilização pelos trabalhadores de equipamentos de trabalho, não só cada país é livre de “acrescentar” as suas regras internas a essas prescrições, como também muitas empresas possuem regras internas mais exigentes ou mais pormenorizadas.
Assim, conforme os países e as próprias empresas, os certificados podem ser imediatamente aceites, ou estarem condicionados à realização de uma prova prática perante uma entidade local para verificar que o operador sabe utilizar o equipamento de acordo com as regras de segurança. Apenas em alguns casos muito específicos é necessário frequentar outras ações de formação.
Quem realiza os nossos cursos não terá dificuldade em demonstrar, se necessário, que sabe utilizar os equipamentos de acordo com as regras de segurança.
A INOVERGO é a única entidade Portuguesa que pode juntar aos seus certificados o reconhecimento do IFTEM/FEM-AEM, o que garante que os seus cursos cumprem as determinações mais exigentes da indústria Europeia, sendo habitualmente aceites automaticamente na maioria das empresas europeias.
]]>
É obrigatório ter formação para conduzir máquinas? https://www.inovergo.pt/formacao-obrigatoria/ Fri, 12 Feb 2016 13:52:15 +0000 http://roundone.cmsmasters.net/?p=489 Sim! O artigo 32º do Dec. Lei 50/2005 determina que: “Os equipamentos de trabalho automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados” O artigo 43º, nº 2, adverte que: “…constitui contra-ordenação grave a violação do disposto nos artigos 4º a 7º e 10º a 42º”. É responsabilidade da entidade empregadora assegurar que quem utiliza...]]>
Sim!
O artigo 32º do Dec. Lei 50/2005 determina que:
“Os equipamentos de trabalho automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados”
O artigo 43º, nº 2, adverte que:
“…constitui contra-ordenação grave a violação do disposto nos artigos 4º a 7º e 10º a 42º”.
É responsabilidade da entidade empregadora assegurar que quem utiliza qualquer máquina automotora como sejam porta paletes eléctricos, empilhadores, pontes rolantes, retro-escavadoras, etc., recebeu formação adequada para operar essas máquinas em segurança.
]]>
Cursos de Utilização de Plataf. Elevat. Móvel de Pessoas https://www.inovergo.pt/cursos-de-utilizacao-de-plataf-elevat-movel-de-pessoas/ Fri, 12 Feb 2016 11:53:18 +0000 http://suntechinfoservices.co.in/inovergo/?p=5964 Cursos de Utilização de Plataf. Elevat. Móvel de Pessoas

]]>